Notícias

Natal que aproxima

Entre doações, apadrinhamento e atividades recreativas, iniciativas levaram apoio e momentos de alegria a diversas famílias

 

Em uma época marcada por valores como compaixão e solidariedade, duas iniciativas realizadas em Itaguaí e região ajudaram a transformar o Natal de crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade social. O Natal Solidário e o Natal na Escola, realizados com o apoio do Porto Sudeste, mobilizaram profissionais próprios e terceirizados em ações de cuidado e proximidade com a comunidade.

No Natal Solidário, a Rede de Voluntários do Porto Sudeste se uniu para entregar 60 cestas básicas a famílias em situação de vulnerabilidade social de Itaguaí, além de realizar o apadrinhamento de 123 crianças e jovens, de 1 a 12 anos, atendidos pelo Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CEMAEE Itaguaí), pela ONG Aprisco e pelos adultos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Itaguaí (APAE Itaguaí). Na ação de apadrinhamento, cada criança pôde escolher o presente que gostaria de receber, e um padrinho voluntário ficou responsável por tornar esse desejo realidade, a fim de reforçar os valores do cuidado da atenção tão simbólicos dessa época festiva.

A mobilização contou com também com a participação de profissionais de empresas terceirizadas que atuam no terminal, reforçando o engajamento coletivo em torno da solidariedade. O técnico em meio ambiente Helison Santos, da Recicle Ambiental, foi uma das pessoas que participaram da distribuição de presentes às crianças

“Este foi meu primeiro ano participando e foi muito gratificante poder fazer parte de um momento tão especial. Estar na distribuição de presentes e ver a felicidade das crianças ao receberem algo que elas mesmas escolheram é emocionante. Para mim, o Natal Solidário representa união, amor ao próximo e compaixão, e reforça a importância de olhar para o outro com cuidado, especialmente nesta época do ano”, contou.

Complementando as ações de fim de ano, o Porto Sudeste realizou mais uma edição do Natal na Escola, iniciativa que integra a programação da Mostra e já se tornou tradição na região. A ação promoveu uma grande festa para 114 crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos, moradores da Ilha da Madeira, das ilhas do entorno e de Itaguaí.

Realizada na quadra esportiva da Escola Municipal Elmo Baptista Coelho, a celebração contou com brinquedos infláveis, jogos, algodão doce, pipoca e a presença do Papai Noel, responsável pela entrega dos presentes e pelos sorrisos que marcaram a data.

O engajamento interno também foi decisivo para o sucesso da ação. O time do laboratório físico e químico foi um dos mais engajados na arrecadação de presentes, ao mostrar que pequenos gestos, quando somados, têm grande impacto social. É o que destacou Thais Fernandes, que participa ativamente das ações solidárias durante todo o ano, principalmente no Natal.

“Participar dessas ações nos lembra que o Natal vai muito além das comemorações. É sobre empatia, cuidado e responsabilidade com o outro. Quando nos unimos para arrecadar e doar presentes, entendemos que pequenos gestos podem gerar um impacto enorme na vida de muitas pessoas. Fazer parte desse movimento nos conecta como equipe e reforça nosso papel enquanto cidadãos e também enquanto empresa comprometida com a comunidade onde atuamos”, conta Thais.

Notícias Recentes
Siga-nos no LinkedIn para mais atualizações

Porto Sudeste encerra 2025 com recordes operacionais e avanços na agenda ESG

Natal que aproxima

Mostra de Responsabilidade Social 2025 reforça atuação no território