CONHEÇA O PORTO SUDESTE!

 

O Porto Sudeste é um porto privado, projetado exclusivamente para o carregamento de granéis sólidos. Instalado na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), sua localização representa a menor distância entre os produtores de minério de ferro de Minas Gerais e seus clientes. Capaz de receber embarcações do tipo Capesize, o empreendimento é dotado de um ramal ferroviário de 2,3 qui¬lômetros, pera ferroviária (para o descarregamento dos vagões e manobra dos trens), dois pátios de estocagem com capacidade para 2,5 milhões de toneladas, além de prédios administrativos e operacionais. Em operação desde agosto de 2015, o terminal tem capacidade para movimentar até 50 milhões de toneladas de granéis sólidos por ano. Numa segunda fase, esta capacidade poderá ser expandida para até 100 milhões de toneladas por ano.

PARTICIPAÇÃO ACIONÁRIA

A Porto Sudeste do Brasil é controlada por duas empresas internacionais: Mubadala, empresa global de investimento em diversos segmentos da economia; e Trafigura, multinacional líder no comércio de petróleo, metais e minerais. Ambas reconhecidas internacionalmente por conduzirem seus negócios com ética e responsabilidade.

Localização

Ilha da Madeira em Itaguaí.

Capacidade

1ª fase – 50Mton/ano. Dois berços com profundidade de 20m podendo acolher dois navios simultaneamente com até 198.000 toneladas de dwt.

2ª fase – 100Mton/ano. Mais dois berços com profundidade de 20m podendo acolher dois navios simultaneamente com até 198.000 toneladas de dwt.

Equipamentos

  • 02 viradores de vagões com capacidade de 8.880t/h cada.
  • 04 empilhadeiras e recuperadoras com capacidade de 12.000t/h cada.
  • 02 carregadores de navio com capacidade de 12.000t/h cada.
  • 01 túnel, que liga os pátios de estocagem a estrutura offshore, com 1.800 metros de comprimento, 11 metros de altura e 21 metros de largura.
  • 01 píer com 766 metros ligado ao túnel por duas pontes. A primeira ponte com 430 metros de comprimento e a segunda com 270 metros.

Política de Desenvolvimento Sustentável – Porto Sudeste do Brasil

A PORTO SUDESTE DO BRASIL tem como política conduzir suas operações em conformidades com o desenvolvimento Humano, a Saúde e Segurança das pessoas, o Meio Ambiente e outras Partes Interessadas. Através de práticas e métodos que visam à prevenção de poluição, lesões e doenças ocupacionais, desvios da qualidade e de seus serviços, tem como premissas a satisfação do cliente e a melhoria contínua de seus processos, obedecendo aos requisitos legais e outros aplicáveis ao negócio. Cabe a todos zelar pelos valores desta Política.

 

MISSÃO:

Promover soluções logísticas para Granéis e Produção Mineral de forma segura, sustentável, eficiente e inovadora. 

 

VISÃO:

Ser uma das empresas mais inovadoras e admiradas pelo seu comprometimento com o planeta e com as pessoas, motivo de orgulho de seus colaboradores. 

 

VALORES:

Respeito à Vida

Compromisso socioambiental

Colaboração e empatia

Sentimento de dono

Integridade