Notícias

Passaporte Cultural convida público a explorar as riquezas de Itaguaí

Iniciativa busca incentivar moradores e visitantes a percorrer espaços históricos e culturais da cidade

 

O Porto Sudeste e a Secretaria de Cultura de Itaguaí lançaram, nesta quinta-feira (25/9), o Passaporte Cultural de Itaguaí, uma iniciativa que busca fortalecer a identidade local, a memória coletiva e o turismo local. Em edição limitada, com apenas 300 unidades disponíveis, o passaporte reúne 10 pontos culturais e históricos da cidade, divididos em quatro trilhas que refletem a diversidade de influências culturais remanescentes de indígenas, europeus, africanos e japoneses no município.

“O Passaporte Cultural é um convite para que cada um de nós se reconecte com a herança viva de Itaguaí”, comenta Carla Matos, gerente de Assuntos Corporativos e Responsabilidade Social do Porto Sudeste. “Acreditamos que, ao valorizar a história do município, estamos fortalecendo o senso de pertencimento e construindo um futuro mais consciente e sustentável para o território”, completa.

Itaguaí possui um rico patrimônio histórico e cultural que, muitas vezes, passa despercebido até mesmo por seus próprios moradores. O passaporte cultural funciona como uma ferramenta lúdica, educativa e participativa para motivar o pertencimento, a memória coletiva e o turismo cultural.

As quatro trilhas

A Trilha Herança Japonesa destaca a imigração nipônica que ocorreu no início do século XX, percorrendo pontos como o Templo Budista Hoshoji, um dos primeiros do Brasil, e o Itaguaí Bunka Club, clube fundado por japoneses para a valorização da identidade cultural nipônica. Já a Trilha Cultura Afro-Brasileira convida a um percurso por espaços que valorizam a memória, o trabalho e a resistência da população negra. Ela perpassa a Comunidade Tradicional Ilê da Oxum Apará, espaço de valorização das religiões de matriz africana onde se encontram os Ojubós (espaços de reverência aos orixás).

Outro destaque é a Trilha Caminhos do Mar, que exalta a relação de Itaguaí com o oceano por meio da valorização da herança Caiçara e a tradição pesqueira dos povos fundadores da cidade. Os visitantes poderão se aprofundar sobre a presença indígena no Centro de Referência da Cultura Caiçara, bem como conhecer a Igreja de São Pedro, conhecida como “Igreja dos Pescadores” e palco da famosa Procissão Marítima, realizada anualmente em junho.

 

Edição limitada

Para garantir um dos 300 passaportes gratuitos, basta comparecer à Biblioteca Municipal Machado de Assis (Estrada do Trapiche, s/nº – Itaguaí, antiga estação) ou à Casa Porto (Rua João Cruz Neto, nº 5 – Ilha da Madeira).

Depois, é só visitar os pontos indicados e registrar sua passagem com uma foto. A validação oficial, com carimbo e assinatura, pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, na Casa Porto ou na Biblioteca Municipal Machado de Assis.

 

Carimbo que vale prêmios

Quem conquistar pelo menos seis carimbos no Passaporte Cultural receberá um “Vale-Visitação” para participar do sorteio de um kit exclusivo “Eu Amo Itaguaí”. Para concorrer, basta depositar o vale nas urnas disponíveis na Casa Porto ou na Biblioteca Municipal até 15 de novembro.

O sorteio de 50 kits será no dia 17 de novembro de 2025, e os vencedores serão divulgados no Instagram da Casa de Cultura de Itaguaí (@casadeculturaitaguai). A equipe organizadora entrará em contato com os sorteados, e a entrega dos prêmios será realizada em dezembro.

Notícias Recentes
Siga-nos no LinkedIn para mais atualizações

Mostra de Responsabilidade Social 2025 reforça atuação no território

Momento SER destaca práticas diárias de sustentabilidade no Porto Sudeste

Nova geração de artesãs empreendedoras da Baía de Sepetiba