Programa de Visitas oferece experiência educativa em visita guiada e reforça relacionamento com moradores de Itaguaí
Para quem quer conhecer de perto o dia a dia de um terminal privado, o Porto Sudeste está de portas abertas. O empreendimento realiza o Programa de Visitas, oportunidade perfeita para compreender e participar ativamente das operações. Durante o passeio, são compartilhadas informações sobre o terminal portuário, questões de segurança, curiosidades operacionais, além das iniciativas de sustentabilidade da empresa.
Consolidado desde 2010, o Programa de Visitas recebeu quase 500 pessoas entre 2024 e 2025. Durante o tour, os visitantes percorrem as instalações do terminal, conhecem de perto os principais equipamentos, como viradores de vagões, empilhadeiras recuperadoras e carregadores de navios, e acompanham a rotina dos profissionais que fazem o porto funcionar. São passadas também informações gerais e suas ações socioambientais, contando com materiais informativos e brindes.
“Receber visitantes no Porto Sudeste é sempre uma experiência valiosa de conexão. Mais do que apresentar a nossa operação, cada visita é um espaço de troca, escuta e aprendizado mútuo. Ao abrirmos as portas do terminal, reforçamos nosso compromisso com a transparência, com o desenvolvimento local e com o fortalecimento dos laços com quem também faz parte da nossa trajetória: a comunidade do entorno, as instituições de ensino, as associações, bem como os parceiros e os familiares dos nossos colaboradores. Acreditamos que mostrar como funcionamos, com responsabilidade e respeito ao meio ambiente, é também uma forma de inspirar, acolher ideias e construir juntos um futuro mais sustentável”, comentou Carla Matos, gerente de assuntos corporativos e responsabilidade social do Porto Sudeste.
Percorrendo todo o caminho do minério desde que chegam de trem no virador até o píer, os participantes do Programa de Visitas têm a oportunidade de explorar os pontos mais relevantes do Porto Sudeste, como os viradores de vagões, os pátios de estocagem com sistemas de aspersão para prevenir a emissão de particulado; as correias transportadoras; as empilhadeiras recuperadoras, os carregadores de navio e o MHC. Os visitantes passam, ainda, pelo grandioso túnel com extensão de 1,8 km que fica dentro do terminal. O Porto Sudeste é o único terminal portuário no mundo que tem o onshore ligado ao offshore por um túnel.
O Programa de Visitas da Comunidade recebe toda variedade de grupos. Podem ser de escolas, de cursos técnicos, grupos de 3ª idade, grupos de Associações diversas entre outros. As visitas ocorrem às sextas-feiras, na parte da manhã, com grupos de até 24 pessoas. As inscrições são feitas pelo canal Fala Comunidade, no link: https://canaldatransparencia.com.br/falacomunidade/#. Os participantes devem ter idade mínima de 8 anos e ter documentos válidos.