Notícias

Porto Sudeste faz história com atracação do VL Prime, maior navio já operado no terminal

Operação Movimentou 1 milhão de barris de petróleo e marcou novo patamar de eficiência para o porto fluminense

 

Itaguaí, 07 de novembro de 2025 – O Porto Sudeste, porto privado localizado em Itaguaí, recebeu nesta quarta-feira (05) o maior navio da história do terminal. O navio VL Prime, embarcação do tipo VLCC ((Very Large Crude Carrier), tem a capacidade de transportar 2 milhões de barris de petróleo (cerca de 320.000 ton).

O VL Prime chegou ao litoral fluminense em lastro (vazio) advindo do condado de Luoyan, na China. O Porto Sudeste carregou a embarcação com 1.000.000 barris de petróleo e ela seguiu para o Porto de Santos para mais uma operação de carregamento. O destino final é o Porto de Roterdã, na Holanda. Victor Pessoa, Gerente de operações com granéis líquidos do Porto Sudeste, conta que a operação durou cerca de 18 horas e que ela exemplifica todo o preparo logístico que a empresa construiu ao longo dos anos.

“A operação com o VL Prime em Itaguaí (RJ) representa um avanço estratégico significativo em termos de competitividade logística e capacidade operacional. A possibilidade de operar navios do tipo coloca o Porto Sudeste em um patamar competitivo com terminais internacionais,”, conta Victor.

Anteriormente, o navio de maior porte que havia operado no terminal era o Cape Apolo, do tipo Woxmax, com capacidade para 250.000 toneladas. A embarcação do tipo graneleiro foi carregada com minério de ferro.

Notícias Recentes
Siga-nos no LinkedIn para mais atualizações

Mostra de Responsabilidade Social 2025 reforça atuação no território

Momento SER destaca práticas diárias de sustentabilidade no Porto Sudeste

Nova geração de artesãs empreendedoras da Baía de Sepetiba