Notícias

Porto Sudeste impulsiona jovens talentos com formação prática e inclusão no mercado de trabalho

Programa de Jovem Aprendiz encerra com efetivação de novos profissionais e reforça investimentos em trabalhadores da região de Itaguaí

A 11ª edição do programa Jovem Aprendiz do Porto Sudeste encerrou com a efetivação de participantes. A ação tem como objetivo facilitar o ingresso dos jovens no mercado de trabalho por meio de qualificação profissional teórica e prática, e contribuir para a inclusão social e o desenvolvimento da mão de obra local.

A turma de jovens trabalhadores passou por um ciclo de imersão de um ano na empresa, que começou em fevereiro de 2024. Os 25 selecionados transitaram por áreas diversas da corporação como manutenção mecânica, operações com granéis sólidos e líquidos, limpeza industrial, planejamento e manutenção. Todos os participantes são alunos dos cursos técnicos do SENAI, com quem o Porto Sudeste possui uma parceria empregadora para a destinação de mão de obra qualificada em processo de aprendizado.

“Ver esses jovens ganhando espaço, confiança e voz dentro do Porto Sudeste é a prova de que investir em educação e diversidade transforma realidades. Cada trajetória construída aqui representa um avanço não só para o indivíduo, mas para toda a comunidade. Nosso compromisso vai além da capacitação técnica, estamos formando cidadãos preparados para construir um futuro mais justo, inclusivo e sustentável”, Catarina Moura, diretora de RH do Porto Sudeste

O grupo de jovens aprendizes também passaram por mentorias e ciclos de palestras dentro do Porto Sudeste para ampliar a capacitação profissional. Nos ciclos de sustentabilidade, as mudanças climáticas e o tratamento da água foram assuntos dominantes no currículo dos alunos. Já nas conversas com o RH, rodas de conversa sobre saúde mental e treinamentos de postura, imagem profissional e proatividade no ambiente de trabalho contribuíram para o desenvolvimento de habilidades comportamentais essenciais para uma performance de destaque no mercado de trabalho. A empresa também mantém reforços constantes sobre a importância das normas de segurança e realiza avaliações de desempenho periódicas dos aprendizes para o aperfeiçoamento.

Letícia Carnelutti dos Santos foi uma das jovens efetivadas. Aos 20 anos, a moradora de Itaguaí já integra a área de Planejamento e Manutenção do Porto Sudeste (PCM). Ela é responsável pela verificação da aderência das atividades programadas bem como o monitoramento do fechamento das ordens de serviço no terminal.

“Trabalhar no Porto Sudeste vem sendo fundamental para a minha formação profissional. A vivência prática me proporciona aprendizado real e uma compreensão mais clara sobre o mercado de trabalho. Além disso, tem contribuído muito para o meu amadurecimento pessoal. Estou aprendendo a lidar com desafios do dia a dia e a me posicionar com mais segurança. Sei que nem todos os jovens têm a chance de sair do programa já efetivados, e por isso, valorizo muito essa oportunidade. O Porto também incentiva meu desenvolvimento nos estudos, reforçando a importância da qualificação contínua para alcançar meus objetivos de carreira”, contou.

Notícias Recentes
Siga-nos no LinkedIn para mais atualizações

Horta inclusiva inaugura nova unidade com foco em pessoas cegas

Porto Sudeste renova selo ouro do Programa Brasileiro GHG e reforça compromisso com redução de gases estufa

Porto Sudeste abre as portas para a comunidade