Notícias

Rede de voluntários impulsiona ações sociais em Itaguaí

Desde 2021, grupo atua em projetos de solidariedade e atividades socioeducativas

Ser voluntário é muito mais do que realização pessoal. É criar oportunidades, construir futuros e, de quebra, viver experiências enriquecedoras. Cada momento doado conecta histórias, desperta talentos e transforma realidades. Em Itaguaí, uma ONG reúne pessoas que oferecem, espontaneamente, tempo, dedicação e habilidades para apoiar causas sociais, motivado pelo compromisso com a solidariedade e o impacto positivo no coletivo.

Desde 2021, Rede de Voluntários do Porto Sudeste atua com doações, atividades socioeducativas e, acima de tudo, com presença e tempo compartilhado com as famílias das comunidades locais. A quinta-feira (28/8), data em que se celebra o Dia Nacional do Voluntariado, por exemplo, foi marcada pela doação de cobertores e agasalhos na Associação Comercial Industrial Agropastoril de Itaguaí – ACIAPI. Os itens, arrecadados em campanha realizada pelo grupo, foram entregues junto com as refeições que são distribuídas toda quinta-feira, na Arquidiocese.

Engana-se quem pensa que só os profissionais do Porto Sudeste fazem parte da iniciativa. A Rede reúne não só pessoas de diferentes setores do terminal portuário, mas de empresas parcerias que prestam serviço. Carla Barros, que trabalha na Citrino, é um exemplo de quem abraçou a causa com entusiasmo e dedicação.

“É nesse tipo de iniciativa que percebo quantas pessoas realmente se importam em ajudar e se sensibilizam com as dificuldades dos outros. Minha visão para o futuro da Rede de Voluntários é de crescimento com propósito e com um impacto ainda mais significativo nas comunidades que atendemos. Queremos fortalecer a cultura da solidariedade, ampliando a participação dos voluntários e promovendo ações que realmente transformem vidas”, destaca.

Outra referência de dedicação e engajamento é Lívia Moreira, voluntária desde que tudo começou e hoje está como vice-presidente da ONG. Ela conta que, atualmente, o projeto atende cerca de 50 famílias em situação de vulnerabilidade social ao mês com distribuição de cestas básicas. Por meio do programa Comunidade Ativa, a Rede promove aulas de atividades físicas com profissionais capacitados para dezenas de participantes que desejam construir um estilo de vida mais saudável.

“A Rede de Voluntários é algo muito especial, que ganhou meu coração, desde quando ainda estava no papel. No último Natal, realizamos uma ação de entrega de presentes que foi uma das experiências mais gratificantes que já vivi. Quando passávamos com os carros, repletos de presentes para distribuição, fomos agraciados com muito amor e carinho por todos. Essa emoção é impagável”, conta Lívia, que trabalha como assistente administrativa do Laboratório Físico e Químico do Porto Sudeste.

Atualmente, 67% dos trabalhadores, próprios e terceiros, do terminal portuário vivem na região de Itaguaí, o que contribui para a identificação assertiva das necessidades da comunidade, tornando as iniciativas mais eficazes. “Como muitos de nós moramos na região, conseguimos identificação mais rápida e precisa das necessidades locais. Isso fortalece o engajamento nas iniciativas, aumenta a credibilidade das ações junto à população e contribui para o sucesso dos projetos sociais e ambientais, tornando-os mais relevantes, e o processo transparente”, completa Lívia.

Notícias Recentes
Siga-nos no LinkedIn para mais atualizações

Porto Sudeste fecha agosto com recordes na operação de minério de ferro

Rede de voluntários impulsiona ações sociais em Itaguaí

Jovens talentos impulsionam o futuro de Itaguaí