page banner

 

Com sustentabilidade, equilíbrio e respeito, o Porto Sudeste tem como propósito maior o desenvolvimento responsável da região onde está inserido. Por isso, acredita e investe nas pessoas dos municípios do entorno. A companhia implementa diversos projetos sociais e programas ambientais para fortalecer a comunidade, de maneira que as atividades portuárias se desenvolvam sem descuidar daquilo que faz dessa região única.

 

Fomento à pesca artesanal, incentivo à cultura local, qualificação e utilização de mão de obra local e constante preservação do meio ambiente são os alicerces de uma empresa, acima de tudo, humanizada.

 

Conheça nossas principais iniciativas socioambientais:

 

 

 

Programa de gestão ambiental de operação

 

Acompanhamento e controle diário da execução de atividades relacionadas direta e indiretamente às operações portuárias. O programa também é um instrumento de monitoramento de desempenho e performance ambiental, a fim de promover a melhoria contínua dos processos.

Programa de gerenciamento dos resíduos sólidos

 

Cuidamos para que todo resíduo sólido gerado na operação do Porto Sudeste tenha o tratamento e descarte adequados. Após a separação, são encaminhados para reciclagem, tratamento ou disposição final em local apropriado.

 

 

Programa de gerenciamento dos efluentes

 

Fazemos o tratamento preliminar dos efluentes sanitários e de águas pluviais para reuso, e dos efluentes oleosos, além de encaminhamento de resíduos sanitários para tratamento externo.

Programa de monitoramento da qualidade do ar e meteorologia

 

Para manter a qualidade do ar no entorno do Porto Sudeste, contamos com um rigoroso controle de emissão de poeira de minério durante as operações. São seis estações automáticas e semiautomáticas que monitoram todos os tipos de poluentes e fazem amostragem do material presente no ar, além de equipamentos móveis para acompanhar de perto a efetividade dos nossos controles ambientais.

 

 

Programa de monitoramento de ruído ambiental

 

A partir do nosso controle, diurno e noturno, do nível de ruído ambiental gerado em nossas atividades, tomamos as medidas necessárias para minimizar a emissão sonora.

Programa de monitoramento de manguezais

 

Acompanhamos o ecossistema manguezal localizado no entorno do Porto Sudeste, verificando qualidade da água e ar, fazendo monitoramento de borda, fauna e flora, além de diversos estudos para identificar e minimizar qualquer interferência das nossas operações no meio ambiente.

 

 

Programa de monitoramento de fauna terrestre

 

Monitoramos as espécies da fauna da área de influência do Porto Sudeste, analisando as mudanças na dinâmica populacional, fazendo registros, biometria e marcações.

Programa de recuperação de áreas Degradadas de manguezal

 

A recuperação de manguezal é um dos principais objetivos do Porto Sudeste. Já replantamos mais de 11 hectares de manguezal em áreas vizinhas ao nosso empreendimento. Além do plantio, também é realizado levantamento fenológico, manejo de espécies exóticas invasoras, adubação de cobertura, monitoramento, e gerenciamento de visitação e uso público.

 

 

Inventário de gases de efeito estufa

 

Todo ano, mapeamos as fontes gases de efeito estufa (GEE) para identificação e quantificação das emissões geradas pelas atividades do Porto Sudeste. Isso nos permite avaliar os impactos gerados e nos municia de informações para melhor aplicar nossas ações e estratégias de mitigação.

Programa de treinamentos e conscientização ambiental

 

Trabalhamos em duas frentes para a conscientização sobre uma conduta ecologicamente correta. Com o Ciclo da Sustentabilidade, realizamos palestras e seminários sobre temas ambientalmente relevantes, levando informações sobre como podemos cuidar melhor do meio ambiente. Já no Minuto Ambiental, utilizamos o formato de diálogo diário de segurança (DDS), com menor formalidade e intuito de aproximar a equipe de Meio Ambiente dos times operacionais, responder dúvidas, estimular questionamentos, debates e participação na melhoria contínua do setor.

 

 

Programa de monitoramento da célula de disposição confinada – CDF

 

Fazemos diversos acompanhamentos para identificar alterações de variáveis indicadoras de qualidade ambiental da água na área do entorno das Células de Disposição Confinada (CDF). Fazemos monitoramento geofísico, de material particulado, da qualidade da água e dos sedimentos e da água intersticial, e do repovoamento de organismos bentônicos.

Programa de monitoramento de bioacumulação

 

Ao monitorarmos as concentrações dos metais cádmio e zinco, e do semimetal arsênio em organismos bioindicadores (ostras), conseguimos reunir informações relevantes sobre eventuais passivos anteriores a nossas operações, e assim melhorar nossas ações ambientais e contribuir cada vez mais com a saúde da baia de Sepetiba.

 

 

Programa de monitoramento da qualidade da água e MPS Na AID e sedimento do bota-fora

 

A partir de coletas de água e sedimento, acompanhamos as alterações de variáveis indicadoras de qualidade ambiental na área do entorno do Porto Sudeste e da área de disposição do material dragado. Através de medições in situ e análises laboratoriais, é possível avaliar os níveis dos parâmetros fisico-químicos analisados e observar a variação temporal de cada um deles.

Programa de monitoramento do berço de atracação e bacia de evolução

 

Acompanhamos as alterações ambientais na área da bacia de evolução e atracação do terminal portuário, seguindo as diretrizes gerais e os procedimentos estipulados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente para a avaliação do material a ser dragado.

 

 

Programa de monitoramento - comunidades aquáticas

 

Mantemos o acompanhamento e a avaliação de possíveis modificações da biota aquática – plâncton e bentos – na área de influência da operação de dragagem e implantação do terminal marítimo. A partir das análises, podemos identificar possíveis alterações físicas e químicas no sedimento e preveni-las.

Programa de monitoramento de ruído subaquático e avistamento de cetáceos e quelônios

 

Estudamos o nível de intensidade sonora, emitido durante a passagem dos navios, avaliando possíveis impactos no comportamento de cetáceos e quelônios que estão presentes no entorno do empreendimento.